INFORMAÇÕES GERAIS:
A gestação é o período que o feto se desenvolve no útero materno. A gestação em cães normalmente tem a duração de 9 semanas (63 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 68 dias.
DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO:
Não existe exame de sangue ou urina que confirme a gestação em cães. O diagnóstico mais precoce pode ser feito a partir de 26 a 35 dias após o acasalamento através da palpação abdominal (quando possível) ou do exame de ultra-som. O diagnóstico por RX normalmente é possível e indicado após 45 dias.
ALTERAÇÕES FÍSICAS:
Durante as primeiras 5 semanas de gestação não há alterações visíveis na fêmea. Após a 5ª semana pode se observar ganho de peso especialmente nas grandes ninhadas. Se a gestação for somente de 1 ou 2 fetos, a fêmea apresentará ganho de peso somente no final da gestação. O aumento do volume abdominal é observado nas últimas 3 semanas.
As glândulas mamárias podem começar a aumentar a partir do 35º dia, mas não se observam alterações nítidas antes do 45º dia. A produção de leite pode estar presente 7 a 9 dias do parto, mas o mais comum é o aparecimento de produção láctea somente 1 ou 2 dias antes do parto.
ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS:
Durante a gestação a fêmea pode mudar o seu comportamento, especialmente nas últimas semanas. Com o aumento do tamanho do útero ela pode tornar-se impaciente, mudando de posição a todo o momento, pois não encontra posição confortável. Procura também permanecer isolada da movimentação da casa e nos últimos dias de gestação urinar a todo o momento pela compressão do útero sobre a bexiga. A ingestão de alimentos deve ser fracionada em 4 a 5 vezes ao dia, pois o aumento do volume uterino impede a distensão gástrica. Ela pode rasgar jornais, tapetes na tentativa de “construir um ninho” nas últimas semanas.
Nas últimas semanas ela pode tornar-se mais sensível e irritada, devendo tomar cuidado com crianças e pessoas estranhas na casa.
ALIMENTAÇÃO:
Boa alimentação é essencial para a saúde e desenvolvimento da mãe e dos filhotes. Durante as primeiras 4 semanas a necessidade nutricional muda muito pouco. A partir da 6ª semana é indicado iniciar a dieta para a mãe com ração para filhotes gradativamente. Nesse período a necessidade nutricional praticamente dobra o volume de ração deve ser aumentado gradativamente dia após dias, sendo dividido em várias refeições ao dia. Água fresca e abundante deve ser deixada à disposição.
EXERCÍCIOS:
Exercícios moderados são indicados. Evitar forçar o animal a longas caminhadas ou brincadeiras agressivas, principalmente no terço final de gestação. Normalmente a fêmea limita a sua atividade física por conta própria.
PROCURE O SEU MÉDICO VETERINÁRIO SE OBSERVAR ALGUNS DESSES SINAIS:
ü Perda de apetite ou prostração ;
ü Corrimento vaginal fétido e/ou escuro, ou aspecto de pus;
ü Ficar ofegante e/ou inquieta;
ü Se o tempo de gestação foi superior a 65 dias.
Para maiores informações consulte o seu Médico Veterinário